Pular para o conteúdo principal

LATAS E GARRAFAS VAZIAS RENDEM DESCONTOS EM LIVRARIAS E CRÉDITOS NO BILHETE ÚNICO.

Suas garrafas e latas vazias podem valer descontos em livraria e na conta de luz e crédito no Bilhete Único a partir de setembro. Bastará depositar os itens em uma máquina, acumular pontos e depois aproveitar o bônus.
A Retorna Machine será lançada em 1º de setembro em dois pontos da capital paulista --no Conjunto Nacional (avenida Paulista, 2.073) e na estação Faria Lima do metrô. A previsão é que outras 21 sejam instaladas até o fim de outubro em locais de grande circulação.
Tudo o que o usuário tem de fazer é criar uma conta na máquina, colocando login, e-mail e senha. Cada embalagem depositada é avaliada instantaneamente pelo equipamento, e o consumidor recebe os pontos equivalentes ao material.
O engenheiro Mauricio Zarzur, 26 anos, um dos criadores do conceito, explica que, no primeiro momento, o consumidor poderá usar os pontos para conseguir desconto na conta de luz da AES Eletropaulo, conseguir pontos no sistema de premiação das livrarias Saraiva e colocar crédito no Bilhete Único. Está em estudo a utilização em telefonia pré-paga.
Ele explica que cada latinha de refrigerante de 350 ml valerá 10 pontos; garrafa PET de 2 litros, 20 pontos. "Hoje, 100 pontos valem por volta de R$ 0,37 na troca por créditos no Bilhete e R$ 0,27 na conta de luz. Na Saraiva, será uma troca de pontos Triciclo por pontos Saraiva."
Segundo ele, o sistema tem alguns benefícios. Primeiro, incentivar a conscientização da população em relação à reciclagem. Depois, promover a logística reversa de forma eficiente, já que a máquina é monitorada para saber quando está quase lotada de produtos.
Os itens são coletados, passam por triagem e são vendidos para empresas de reciclagem. “Uma parte será doada à Cooperativa Viralata, mas ainda estamos definindo o percentual”, afirma ele.
Mauricio e os sócios, Christian Cury e Felipe Cury, que criaram a empresa Triciclo, responsável pela Retorna Machine, planejam chegar a 140 máquinas em até dois anos. “Somos amigos de infância e nos reunimos em setembro do ano passado para pensar algo juntos, algo que nos desafiasse”, finaliza.
Fonte: QSocial

Comentários